terça-feira, 29 de maio de 2012

MAIO = DIA DAS MÃES + BIVAQUE DISTRITAL I.M.M.A - GE IPÊ AMARELO.


Maio foi um mês especial para o Grupo Escoteiro Ipê Amarelo, estamos ainda colhendo os frutos da Semana do Escoteiro. Nesse mês dois lobinhos realizaram suas promessas, Caio e Júlia, e mais cinco estão na fase de conhecimento do Movimento Escoteiro. Com a inclusão desses novos membros estaremos completando nossa alcateia.
Na comemoração do dia das mães desse ano inovamos no presente. Além de demonstrarmos aos lobos uma forma de reciclagem de materiais, mostramos que também é possível presentear com poucos recursos financeiros. A atividade proposta foi utilizarmos folhas de jornais para o presente. Foram utilizadas 480 folhas de jornais para a fabricação dos 20 kits porta panelas. Cada mãe recebeu um kit com 3 portas panelas. E para o cartão trabalhamos com a arte origami, fizemos uma flor com dobraduras.
Participamos do Bivaque Distrital com a Base 5 – Catástrofes Ambientais e Desastres Naturais, juntamente com a Chefe Marina do Grupo Escoteiro Anchieta. Na base as crianças participaram de dois jogos, sendo o primeiro uma simulação de aviso de tsunami, onde cada matilha representou uma família e nessas famílias havia pessoas que necessitavam de ajuda para chegar ao refúgio como bebês, o tio cadeirante, o vovô, o filho que estava na vizinha entre outros, cada lobinho teve que interpretar seu personagem, no fim um segundo aviso sonoro indicava que o tsunami tinha invadido o povoado, eram então contados os sobreviventes. Aqui enfatizamos a 2ª Lei do Lobinho “O lobinho pensa primeiro nos outros”. O segundo jogo, cada lobinho recebeu uma figura representando um desastre, como estava nas costas ele deveria identificar qual desastre ele era fazendo perguntas aos demais lobinhos que somente poderiam responder sim ou não.
Após o término dos jogos foram entregues uma pequena lembrança a eles um doce “catastrófico” e um cartão com os telefones úteis, salientando-se a importância de não passarem “trotes” para esses números que devem ser utilizados somente em casos emergenciais.

Por Diego R. Faria - GE Ipê Amarelo










0 comentários:

Postar um comentário